Guilherme Santos

Guilherme Augusto Santos Brandão nasceu no dia 09 de maio de 1946, em Jaguaquara, interior da Bahia, mas cresceu e foi criado em Salvador. Filho do radialista, comediante e ator Léo Velvedo Diniz (Kiaus - Kiaus), que ficou conhecido por ter criado e atuado o personagem “Zé Grilo”, na Rádio Sociedade da Bahia; e por ter participado do filme O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, no papel de sacristão, ao lado dos atores Dionísio Azevedo, Leonardo Villar e Glória Menezes. Radialista há mais de 30 anos, foi repórter em várias emissoras de rádio e tv.

Começou a carreira profissional como empresário e produtor artístico em São Paulo, tendo participado da produção de vários filmes brasileiros e de programas das emissoras: TV Tupi, TV Record e TV Cultura. Desistiu do trabalho quando sofreu um acidente de carro e ficou imobilizado durante um ano, tendo fraturado a coluna cervical, porém sem sequelas após a recuperação.

 

De volta a Salvador, foi convidado para ser comunicador em 1979, pela Rádio Sociedade da Bahia, fazendo cobertura, com contrato temporário, sobre o carnaval. O diretor de jornalismo da emissora, na época, Fernando Rocha (in memorian), ao ouvir o desempenho dele decidiu testá-lo para contratação efetiva. Solicitou que Guilherme fizesse uma simulação sobre a abertura dos trabalhos na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Impressionado com o desempenho do repórter, Rocha o contratou.

 

Com a crise da Rádio Sociedade, durante o período de transição de proprietários, Diários Associados de Assis Chateubriand para Pedro Irújo, foi o único radialista contratado com carteira assinada da emissora, tendo que assumir as matérias, entrevistas e reportagens de quase todos os programas da grade. Nesta época, os ouvintes pensavam que Guilherme Santos trabalhava 24 horas na rádio Sociedade da Bahia, de domingo a domingo, pois na programação o repórter participava com flashes inéditos de notícias que havia gravado durante o dia. "Tinha dias que conseguia executar 15 matérias e todas eram veiculadas", explica o repórter em declaração ao TCC de Comunicação da Faculdade Social da Bahia, 2012.

 

Guilherme Santos implantou na comunicação radiofônica da Bahia o estilo sensacionalista e impactante de transmitir a notícia através do rádio. Com a intenção de fazer o ouvinte visualizar da forma mais real os acontecimentos narrados ou a periculosidade da situação, não raro dizia termos como "sangrado a faca", "o bandido levou um balaço na barriga", "exú desmamado", "filho de mãe infeliz", "mata a cobra e mostra o pau", "capadócio", "capeta desgarrado" entre outros. Tal atitude o tornou referência na comunicação popular e/ou popularesca do nordeste, tendo seu estilo seguido por diversos outros comunicadores que hoje atuam, além de ter massificado seu nome entre a população de todo estado.

 

Sucesso na rádio, ao ser identificado como um talento diferenciado e necessário para televisão, por Carlos Borges, então diretor do departamento de produção artistíca da TV Itapoan (Atual Record Bahia e Record Nordeste), trilhou o caminho profissional para a TV, lançando em 1985, a pedido do então proprietário da emissora, Pedro Irújo, – juntamente com Fernando José, que posteriormente foi prefeito da capital baiana–, o programa Balanço Geral, (hoje apresentado na Bahia por Raimundo Varela, Adelson Carvalho e Tom Ribeiro, e reapresentado com versões regionais de cada estado do país). O Balanço Geral massificou de vez a referência do repórter como "Defensor do Povo", já que, ao migrar para a TV, passou a mostrar os problemas da população e dos bairros carentes cobrando soluções aos governantes e encenando situações das quais comemorava aniversários de buracos com bolo de festa, caía em poças de lama e esgoto, promovia o assistencialismo e reportava os bandidos com grande grau de sensacionalismo, tendo posteriormente seu estilo copiado por vários repórteres de diversas emissoras do país até hoje.

 

Com o reconhecimento e carisma conquistados através dos programas da TV e da rádio, foi eleito vereador pelo PMDB, em 1988, ficando entre os três mais votados da Câmara Municipal de Salvador, sendo o primeiro lugar o cantor Gilberto Gil (ex-ministro da cultura). Antes de torna-se vereador, pediu demissão da TV Itapoan, pois o proprietário da emissora – na época o empresário de comunicação Pedro Irújo – era contra a candidatura por ter interesse em Guilherme Santos como âncora do programa Balanço Geral, porém este preferiu negar a oportunidade para ser candidato a vaga, já que o sonho político o seguia desde criança.

 

Entre 1988 a 1990 foi apresentador do programa "Guilherme Santos, O Repórter Olho Vivo" na TV e Rádio Bandeirantes/BA, liderando a audiência no Estado da Bahia. Com o objetivo de entreter e ser “a voz do povo” – direcionando conteúdo com teor social, além de produtor e apresentador do programa, era também o único repórter e tinha prioridade nas denuncias sobre os problemas existentes nos bairros periférico. O programa foi responsável por divulgar artistas como: Daniela Mercury, Luiz Caldas, Netinho na Banda Beijo, Chiclete com Banana etc.

 

Após sair da Band atuou em várias emissoras de rádio: Clube AM, Cultura da Bahia, Cruzeiro-Jovem Pan, Itaparica FM e Tudo FM, além de ter se dedicado a comunicação política em diversas campanhas: Fernando Henrique Cardoso - presidente (1994/1998), ACM - senador (1995), Paulo Souto - governador (1995), Manoel Castro - deputado federal (1994), Tarcísio Carleto - prefeito de Itamarajú (2001), Jânio Natal - prefeito de Porto Seguro (2004)

 

Ficou 16 anos longe da televisão, mas no final de 2006, foi convidado pelo diretor da TV Itapoan, na época, Fabiano Freitas, para ser repórter do programa Balanço Geral novamente. Daí então, com o sucesso em relação a sua imagem, passou a dedicar-se às matérias com prestação de serviço social, participando dos programas Balanço Geral, Record Bahia, Cidade Alerta, Bahia no Ar e, esporadicamente, Se Liga Bocão. Atualmente tem se dedicado ao seu site de notícias.

Envie suas pautas
Deixe seu recado
contato@guilhermesantosreporter.com
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now